Vulnerabilidade

Estou estudando um pouco sobre esse tema: Vulnerabilidade.
Vulnerabilidade é aquela sensação de medo de ser descoberto, ou se colocar no ridículo. Todo mundo já se sentiu vulnerável alguma vez. Não há problema nenhum nisso. O problema aparece quando as pessoas criam um arsenal para se protegerem de qualquer situação que crie a sensação da "nudez" da vulnerabilidade.
Pessoas que ficam sérias demais pra tentarem camuflar sua personalidade por medo de se sentirem vulneráveis, pessoas que vivem temerosas em serem perfeitas perante a sociedade na vdd estão presas à esse medo. É interessante esse estudo, e a maior especialista nessa área é a Dra Brené Brown.
Comprei um livro dela, maravilhoso, chamado: "Coragem de ser imperfeito".
No seu estudo ela chegou à conclusão que o segredo das pessoas plenas (felizes, satisfeitas) é de aceitarem suas imperfeições, pessoas que lidam bem com situações que se sentem vulneráveis. Mesmo numa situação que elas expõem sua opinião e são criticadas, pessoas plenas sabem estar seguras de si, ao mesmo tempo que lidam com as criticas.
Pra mim, isso é uma questão desafiadora.
Numa sociedade em que a perfeição no trabalho, na estética, no intelecto é primazia. Eu chego a ser meio carrasca das minhas proprias atitudes.
Ser carrasco de si mesmo funciona no sentido de eficiência e excelência. Mas não em felicidade, auto-imagem saudável, plenitude.
Acredito que pessoas plenas não tem medo de exporem sua opinião, assim como não tem medo atemorizante de serem criticadas, porque sabem que opiniões divergem pelo fato dos seres humanos pensarem diferente, simples assim. Pessoas plenas acreditam no aprendizado contínuo, e não vivem em função de estarem certas o tempo todo.
Muitas e muitas lições que precisam ser aprendidas em pró de ombros mais leves, sorrisos mais suaves, e coração mais tranquilo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Carta para o meu pai

Rosto: reflexo do coração

O essencial é invisível aos olhos.